sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Histórias sem poesia

Não me contes histórias como se fossem poesia.
Conta-me historias com palavras tuas. Não penses muito nas sílabas, nem nas palavras ideais, nem nas que fazem mais ou menos sentido ou que fiquem mais bonitas.
Conta-me histórias com palavras que saiam de ti, com palavras que tu gostes que te façam brilhar os olhos, sentir borboletas na barriga, voar em cima de uma nuvem ou descobrir a espessura de um bosque.
Das histórias com poesia só sai uma história.
Mas das histórias sem poesia saiem milhares de histórias. É dessas que eu gosto.
E é uma história assim que eu quero que tu me contes.


(Inspirado na Eva que tem 5 anos e que não gosta de histórias como se fossem poesia.)

4 comentários:

Simão disse...

E ainda dizem qeu foi a Eva que nos desgraçou... essa Eva será uma diplomata!

Anónimo disse...

Lindas palavras para ler no inicio da semana.

Obrigado por partilhares.

Beijos,
Nelson

Anónimo disse...

As histórias sem poesia são aquelas cujo ingrediente principal é a violência,a intolerância, a bestialidade, a prepotência...

Mas mesmo aí, para se sair da história, é necessária poesia.
A não ser que se confunda poesia com lirismo, ou com fantasia, ou com um onirismo inconsequente.

Só que a poesia é muito mais e muito menos do que isso...

godgil disse...

ah, o tal anónimo desmancha-prazeres do post anterior era eu.

fica bem